domingo, 1 de agosto de 2010

Donos, Fats ou Colónias

Actualização em 29/8/2010:

Temos em mãos uma situação muito complicada para ajudar a resolver: uma senhora da zona do Porto tem num pequeno apartamento cerca de 70 gatos e 5 cães a situação é dramática em todos os sentidos, falta de comida, de higiene, nascimento descontrolado de ninhadas e ainda por cima uma queixa já efectuada no Canil Municipal do Porto.
Isabel Seabra e a Marisa Vinhas estão a ajudar no terreno e já foram encaminhados alguns animais para colónias (os não sociáveis e por isso não adoptáveis) e os bebés estão a ser divulgados para adopção através da Plataform@doptar.
Todos estes gatos têm necessariamente de ser esterilizados, e são muitos, neste momento já temos cerca de 14 esterilizados mas faltam muitos mais.
O que pedimos a todos os nossos amigos dos 4 patas é uma colaboração financeira para que seja possível esterilizar todos estes animais e resolver este caso de uma forma humana pois se houver uma inspecção à casa tudo estará irremediavelmente perdido e sem esterilizar os animais não há hipótese de os colocar em colónias ou dar para adopção.
Leiam por favor o pedido de ajuda da Isabel Seabra chegado até nós:

"(...)A situação actual é a seguinte : há uma queixa efectiva no canil do Porto. A sra tresloucada teve o descernimento de ir lá perguntar .(...) Ela disse que tem 5 gatos e eles disseram logo que não pode ter tantos . Imagine a cara do vet se entra por lá e dá de caras com milhentos olhos como me aconteceu na sexta feira quando resolvi espreitar para debaixo da mesa da sala !!!
Face a isto , tivemos de nos apressar porque pode acontecer que a sanidade lá vá a qualquer momento e quando isso acontecer aqueles pobres animais estão condenados …
- Os 12 bebés foram os primeiros a ser retirados . Uma bebé que tinha um olhinho muito projectado para fora , acabou por morreu na vet enquanto aguardava a cirurgia de remoção do olho . A Marisa já tinha até decidido adoptar essa menina …
- Os restantes bebés estão ao cuidado da Plataforma Adoptar que fez o enorme favor de os aceitar , cuidar e tratar das adopções . Como são animais muito meiguinhos nascidos em casa , já foram adoptados todos excepto 4 meninas – muito obrigada Ana , a sua ajuda está a ser mais que preciosa !
- Restam 2 bebés com a respectiva mamã lá na casa que não poderam sair porque tinham dias … estamos a aguardar que façam pelo menos 1 mês e meio para os tirarmos de lá .
- soltamos 1 gato na colónia do Ramiro que gentilmente nos deu essa possibilidade !
- soltamos 1 gato na colónia da Marisa
- soltamos 4 gatos numa colónia do Cantinho do Tareco – obrigadíssima Teresa e Susana !
- o Cantinho do Tareco ficou com um macho para adopção
- soltamos 11 gatos numa quinta da Dr Carla , amiga da Dr Isabel Banond , na Guarda .
Estes 11 felinos poderão aguardar uma adopção dentro dos pedidos que a Dr Carla for recebendo pois são todos meigos e amistosos . Enquanto isso não acontece estão seguros num celeiro com água , alimento na quinta – obrigadíssimo Dr. Isabel!
Por isso neste momento aquela casa tem menos 18 gatos adultos e 12 gatos bebés . Está tudo esterilizado .
Este resultado só foi possivel obter graças á ajuda do conjunto de pessoas que mencionei acima : obrigada Ana , Ramiro , Dr Isabel Banond , Dr Carla , Susana e Teresa e um agradecimento muito especial á Dr Flavia por me aturar todos os dias a entrar e a sair da clinica … suspeito que já devia estar fartinha de me ver com gatos a toda a hora … e ainda por cima cheiinhos de pulgas e com ténias a subir pelos buracos das transportadoras LL
E um obrigada também á Silvia que ofereceu para deixar soltar 3 gatos na sua colónia de vila do conde . Desses ainda não tratamos porque não houve tempo e temos de os esterilizar antes e a conta já vai alta .
E é aí que temos de lhe pedir ajuda Helena . Poderia p.f. fazer um apelo em nome da Pata Vermelha para que possamos continuar a tratar deste caso ? Ainda restam lá cerca de 20 a 30 gatos (pensamos porque a sra não faz ideia de quantos gatos tinha em casa ao certo , não os conseguia contar …) .
Dos que já esterilizamos temos a conta que mostramos nos 2 recibos do anexo .
Deixamos novamente fotos dos poucos animais que se conseguiu fotografar , estes eram só os que estavam no quarto pequeno ! Faltam as fotos dos da sala , da cozinha e do quarto grande .

A despesa até ao momento é de 435€ (está por pagar na totalidade)
O nib para ajudas é o da PATA VERMELHA:
  • 0010 0000 4205 7780 0015 7 BPI
  • Descritivo: 70 GATOS
Pedimos o enorme favor de nos enviarem um e-mail para: ajuda.patavermelha@gmail.com com o comprovativo de transferência ou com a indicação da data, valor e nome de quem fez a transferência para melhor gestão do processo.

Está a ser feito um enorme esforço por parte de muitas pessoas e cada uma está a ajudar no que lhe é possível, pela nossa parte queremos muito angariar o valor necessário para esterilizar esta Colónia do Apartamento, é difícil avaliar o montante total que vamos precisar pelo que iremos publicando as despesas conforme os animais forem sendo esterilizados, neste momento não podemos avançar sem angariar os 435€ já em débito na clínica pelo que é urgente a colaboração de todos, obrigada a quem vai ajudar.


No dia 26 de Julho eu e a Isabel Seabra deparamo-nos com um cenário que nunca pensei … uma pessoa que tem em casa cerca de 70 gatos e vários cães e está em pánico porque se os vizinhos chamam a policia vai lá o canil e vai tudo para abater . Bem nem imaginam o que é viver assim , que loucura. Estamos já a retirar os bebés e a dar para adopção e a esterilizar as gatas . Mas ela tem lá cerca de 30 gatos adultos não meigos e não adoptaveis que vamos castrar e precisamos soltar em colónias . O meu pedido é esse mesmo : quem sabe e pode e deixa soltar 1 ou 2 gatos numa das v/ colónias para tentarmos acabar com aquela loucura ? Não se pede mais nada , só que nos digam e aceitem que se solte lá 1 ou 2 animais de maneira que possamos controlar a situação .
Entretanto , os bebés estão para adopção .
Há de tudo , siameses , cinzas , tugas , tricolores … anexo fotos


Contacto para adopção : patapouf100@gmail.com // marisavinhas@gmail.com

Bebés Adoptados : 1 Fêmea Tuga (Carla Rocha)

1 Macho Preto (Carla Las Casas)

1 comentário:

  1. estava interessda num macho
    n importa a cor apenas quero ajudar
    o meu contacto : 913593368
    por favor n ligue envie um sms
    apenas queria saber uma coisa mt importante... onde estão esses lindos gatinhos que no caso de sempre adoptar um, saber onde se encontram..pois se for demasiado longe será impossivel deslocar-me até lá
    atentamente Raquel Rodríguez

    ResponderEliminar